O KAPAP, nome original KAPAP ISRAELI KRAV MAGA, pelo final do ano 2000, o Major Avi Nardia ( nosso líder a nível mundial) decide NÃO UTILIZAR os termos genéricos “Krav Maga” e resgata o termo KAPAP – Krav Panin El Panin – e estabelece a Federação Internacional de KAPAP, com sede em Israel.
Mestre Avi Nardia, é Major (Res.) do Exército de Israel, e especialista em treinamento Anti-Terrorismo e CQB (Close Quarter Battle), onde treinou unidades policiais e forças especiais em todo o mundo
O Major Avi Nardia foi responsável pelo treinamento de uma das forças de elite mais conceituadas no mundo – YAMAN – a “SWAT” Israelense.
Foi instrutor de Táticas Defensivas e Operacionais na Academia Israelense de Operações Policiais.
Com mais de 40 anos de experiência em Artes Marciais, Avi Nardia possui grandes graduações em diversas artes, como 7º Dan de Jujutsu, 6º Dan de Kendo, 5º Dan Iaido, 3º Dan de Judô (certificados reconhecidos pelo Ministério dos Esportes de Israel) e Faixa Preta de Brazilian Jiu Jitsu (Escola John Machado), além de diversos treinamentos realizados dentro do Exército de Israel (IDF) e da Polícia Israelense (YAMAN), com reconhecimento pela Universidade de Tel Aviv, Israel.
Sendo nosso líder a nível mundial do KAPAP.
Organização Oficial do KAPAP na América do Sul
Na América do Sul, o KAPAP é regulado e organizado pela Federacion Sudamericana de KAPAP – liderada pelo mestre Fabian Garcia (Argentina), sendo a única entidade que representa o mestre Avi Nardia neste local, com o processo de formação de instrutores supervisionado e autorizado pelo major israelense. Sendo seu presidente o Shihah Fabian Garcia.
É o líder do KAPAP na América do Sul, Oficial da Marinha Argentina (COMANDOS ANFÍBIOS), residindo em Buenos Aires, Argentina.
Mestre Fabian Garcia é Mestre TAEKWONDO, Instrutor de KALI FILIPINO ( Pekit tirsia), Instrutor de Systema Russo, sendo faixa Marrom de Jiu Jiutsu Brasileiro.
Sendo também responsável por alguns instrutores de KAPAP da Europa.
O KAPAP Brasil é uma organização filiada à Federacion Sudamericana de KAPAP, e é coordenado pelo instrutor-chefe Diogo Duarte. Sendo a única organização no Brasil ligada ao Mestre e Major AVI NÁRDIA. Mestre Diogo é 1º Tenente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Graduado em Direito, e além de Instrutor de KAPAP, é Faixa Preta 5º Dan de Hapkido (Jaiu do Kwan), Instrutor de SAMBO RUSSO, WRESTLING, e tendo realizado diversos cursos na área policial, como Progressão em Favelas, Psicologia Criminal, Controle de Tumultos, Transposição de Obstáculos e Contra Emboscada em Viaturas, Técnicas não Letais, Policiamento Ostensivo, Deslocamento em Ambientes Fechados, e diversos outros dentro da área. É diretor do CEIT – Centro de Estudos de Imobilizações Táticas, tendo ministrado cursos de PATAMO (Patrulhamento Tático Movel) e Operações Especiais.
Fora isto, há atualmente, outras organizações que utilizam a expressão KAPAP, porém atuando junto ao Krav Maga, e sem vínculo algum com o Mestre AVI NÁRDIA. E utilizam-se de métodos diferentes de nossa organização.
Nosso líder nacional é o Mestre DIOGO DUARTE, Oficial da Policial Militar/RS (Brigada Militar), o qual reside em Porto Alegre/RS.
Mestre Diogo além de líder do KAPAP é Mestre 5º DAN de HAPKIDO, Faixa Preta em KYUSHO e SAMBO RUSSO, sendo faixa Roxa de Jiu Jiutsu Brasileiro.
Ministrou treinamentos em Allen Texas (EUA), Veneza (Itália), Istambul (Turquia), Esbjerg (Dinamarca), Buenos Aires (Argentina), Bariloche (Argentina) Montevideo ( Uruguai), Punta Arenas ( Chile), bem como em diversas cidades do Brasil.
Um dos primeiros questionamentos de quem conhece ou ouve falar do KAPAP, é saber qual a diferença em relação ao Krav Maga. Primeiramente, deve-se saber que existem inúmeras escolas com diferentes formas de ensino das duas artes. Nessa comparação, utilizaremos a nossa escola de KAPAP, fundada pelo major israelense Avi Nardia, e as duas principais escolas de Krav Maga do Brasil.
DIFERENÇAS HISTÓRICAS
O KAPAP começou a ser desenvolvido em 1930, e depois é estabelecido juntamente com a formação da primeira unidade Israelense de Forças Especiais, em 14 de maio de 1941 – o Pal’mach (um acrônimo hebraico para Plugot Machatz).
O treinamento que os comandos Pal’mach receberam, se chamava KAPAP – um acrônimo hebraico para Krav Panin El Panin, sendo o KAPAP também ministrado para a milícia Haganah.
Nos tempos atuais, o KAPAP foi resgatado e atualizado através dos mestres Avi Nardia – Major do exército israelense, e Chaim Peer – Tenente Coronel das Forças Especiais de Israel, sendo difundido pelo mundo no início dos anos 2000.
O Krav Maga, possui sua criação através de uma figura central, o seu criador Imi Lichtenfeld, nos anos 1940, que usou suas habilidades de combate defendendo um quarteirão judeu em Bratislava, Hungria, e após isso foi migrado para Israel. Ao final dos anos 80, o Krav Magá passou a ser difundido pelo mundo através de pessoas que treinaram diretamente com Imi.
Desde o falecimento de seu criador, foram fundadas diversas organizações através de diferentes mestres, não havendo uma liderança única mundial reconhecida por todas essas organizações.
O que é KAPAP?” ]Krav-Panim-El-Panim, ou “Kapap”, é o acrônimo hebraico para combate corpo a corpo. É arte marcial de combate original de táticas defensivas, corpo a corpo, combate e auto-defesa, desenvolvidas e aplicadas em 1940 pelos “Palmach” forças israelenses na luta pela independência do Estado de Israel. Esta unidade Palmach mais tarde formou o núcleo de forças especiais de Israel no Estado da recém-formada Israel o “IDF”, ou Forças de Defesa de Israel.
Hoje Kapap é liderado pelo major Avi Nardia que passou muitos anos como instrutor chefe, de combate corpo a corpo na Principal Unidade de Contra- Terrorismo de ISRAEL: YAMAM.
O sistema Kapap combatives foi mantido apenas para o uso das principais unidades de elite de Israel, até final dos anos 90, quando o major Avi Nardia com o apoio do tenente-coronel Chaim Pe’er abriu para o mundo. Ambos testando e re-testando as formas tradicionais e históricas de fazer as coisas (em Kapap e outros sistemas de Israel), manteve o que funciona e deixado de fora o resto! Hoje, eles têm conceitos integrados de outros sistemas e vêm-se com um sistema de princípio muito práticos, baseados no que incide fortemente sobre a mentalidade e abrange todas as situações possíveis de violência que você pode encontrar no mundo vulnerável hoje.
Hoje dizemos que o KAPAP não é mais para Grupos de Operações Especiais, mas sim para PESSOAS ESPECIAIS, ou seja, para todos, pois todos somos especiais.
O praticante de KAPAP não tem que se adaptar a ele, e sim o KAPAP se adapta ao praticante, pois cada um tem que superar seus próprios limites, não se comparando aos outros. Qualquer um pode praticar. Inicialmente, o KAPAP foi para os grupos de Operações Especiais, hoje é para pessoas especiais, ou seja, é para qualquer um, sem distinções.
Tem que ter uma carga horária mínima de duas horas semanais, ficando a cargo da disponibilidade do instrutor.
Deve ser dividida entre aquecimento( padrões do KAPAP), Exercícios ( característicos do KAPAP), conceitos, tema 1 ( escolhido pelo instrutor ) e tema 2 ( escolhido pelo instrutor )